Scroll Top
Ed.1 - Arm. B1 Mem Martins Business Park E.N.249 Km 15 2725-397 Mem Martins

Três razões para mudar para cosméticos orgânicos

Os cosméticos naturais e orgânicos estão a influenciar grandemente e a mudar o panorama da cosmética. Embora “beleza” ainda seja o termo principal que nos vem à mente quando pensamos em produtos cosméticos, um número crescente de consumidores espera encontrar qualidades “sustentáveis”, “amigas do ambiente” e “éticas” nos cosméticos que compram. Os cosméticos naturais e orgânicos representam estes valores de uma forma autêntica, uma vez que fazem parte dos seus valores fundamentais e compromisso não só com o bem-estar humano, mas também com a protecção do ambiente e da biodiversidade. Está a considerar ir em busca de cosméticos mais naturais e orgânicos para cuidar do seu corpo? Aqui tem 3 razões para o fazer.

#1 Cuidados naturais e orgânicos para o seu corpo

Os cosméticos convencionais contêm frequentemente uma elevada percentagem de ingredientes à base de petróleo, e podem incluir substâncias tais como ftalatos, oxibenzona ou parabenos. Embora regulamentado para utilização segura em cosméticos, o uso de ingredientes à base de petróleo é inconsistente com o conceito de cosméticos verdadeiramente naturais e orgânicos, cuja composição deve ser predominantemente feita de minerais, extractos naturais e orgânicos de plantas, produtos de microrganismos, ou substâncias derivadas destas fontes. As propriedades destas misturas complexas, tais como as dos extractos de plantas e óleos, ajudam naturalmente a proteger, nutrir e hidratar a pele. Além disso, o facto de ingredientes sustentáveis, orgânicos e biodegradáveis poderem ser encontrados em cosméticos naturais e orgânicos também ajuda a tranquilizar os consumidores sobre a autenticidade, origem e qualidade destes produtos.

Para além de proporcionar protecção e cuidados naturais à nossa pele, os cosméticos naturais e orgânicos também nos ajudam a manter o nosso bem-estar sob controlo. A sua representação da natureza através de fragrâncias naturais e texturas delicadas faz-nos sentir mais próximos dela e desperta os nossos sentidos. Na verdade, muitos óleos essenciais naturais de plantas como a lavanda, rosa ou menta são utilizados em aromaterapia, pois ajudam a activar, relaxar e acalmar o nosso corpo. Os cosméticos naturais ou orgânicos não são apenas produtos de beleza, mas uma recriação da natureza em perfeita harmonia com o nosso corpo e o nosso mundo.

#2 Uma abordagem mais sustentável e amiga do ambiente

Muitos ingredientes à base de petróleo frequentemente utilizados em cosméticos convencionais requerem uma exploração mineira extensiva, como é o caso do petróleo, alumínio ou chumbo, que põe em perigo os solos e constitui uma ameaça para os habitats da vida selvagem. Ao contrário das substâncias petroquímicas, as naturais e orgânicas provêm principalmente do cultivo de plantas e flores, cujos extractos são utilizados na formulação de cosméticos. A utilização de uma gama diversificada de matérias-primas naturais e orgânicas requer que a biodiversidade dos habitats da vida selvagem seja protegida, e que uma produção sustentável de várias espécies de plantas e flores seja preservada. Métodos como a agricultura biológica e a agricultura biodinâmica garantem um abastecimento mais sustentável e contribuem para a preservação da biodiversidade.

Um valor principal para os cosméticos naturais e orgânicos é que estes devem estar em harmonia com a natureza, incluindo o impacto das embalagens e materiais de embalagem utilizados. Para além de limitar a utilização de plásticos nas embalagens e de utilizar materiais reciclados, muitas marcas de beleza natural e orgânica estão a dar um passo em frente, desenvolvendo formatos inovadores que estão a contribuir para uma redução drástica de embalagens nos seus produtos. Alguns exemplos destes cosméticos cada vez mais populares são cremes desodorizantes, champôs sólidos ou pastilhas de pasta de dentes. Opções de recarga que permitem aos consumidores reutilizar as embalagens dos produtos estão também a tornar-se frequentes para satisfazer a procura dos consumidores por produtos mais sustentáveis, em linha com os princípios da economia circular.

#3 Muito mais do que uma simples cosmética: a dimensão ética e social

As marcas de beleza natural e orgânica são frequentemente pequenas e médias empresas (PME) cuja produção é maioritariamente realizada a nível local, regional ou nacional. Uma produção mais local pode contribuir para cadeias de abastecimento mais sustentáveis e potencialmente mais curtas, bem como para uma imagem mais pessoal e autêntica da marca.

Em relação ao abastecimento de ingredientes, as parcerias entre marcas de beleza natural e biológica e comunidades agrícolas locais nos países em desenvolvimento são muito comuns. Através de colaborações de sourcing ético, estas marcas apoiam o desenvolvimento social e económico de tais comunidades, assegurando ao mesmo tempo que o abastecimento dos recursos naturais de certas plantas e flores seja feito de uma forma ética e sustentável.

Fonte : https://www.natrue.org/3-reasons-to-switch-to-natural-and-organic-cosmetics/

Preferências de Privacidade
Quando visita o site areabio.pt e de forma a permitir prestar-lhe um melhor serviço, são gravados alguns cookies de sessão. Bloqueá-los poderá ter impacto sobre a sua experiência e/ou sobre a qualidade dos serviços que prestamos.