Scroll Top
Ed.1 - Arm. B1 Mem Martins Business Park E.N.249 Km 15 2725-397 Mem Martins

O guia para uma pele resplandecente e saudável

A-Z de cuidados com a pele: O guia para conseguir uma pele resplandecente e saudável.

Ácido hialurónico
Ocorre naturalmente no corpo, o ácido hialurónico é o que se deve agradecer pela pele hidratada e resplandecente. Uma única molécula do ácido hialurónico pode suportar 1.000 vezes o seu peso em água. Mantém as coisas almofadadas e plumadas mas, tal como o colagénio, esgota-se naturalmente com o tempo. Os seruns que contêm o material podem saciar seriamente a pele ressecada, ajudando também a suavizar as linhas finas.

Água
Beber muita água é a forma mais simples de dar um impulso à pele, hidratando-a por dentro e expelindo as toxinas. Beber 17 soros cheios de hialurónicos é óptimo, mas nada bate o verdadeiro: “A forma mais fácil de manter a pele hidratada é beber muita água; apontar pelo menos um litro por dia”, diz Beverley England, National Education Manager for Origins.


Colagénio
O colagénio é uma proteína que se encontra no tecido conjuntivo e nos ossos. Dá força e durabilidade à pele e torna-a resistente ao estiramento. À medida que envelhecemos, a nossa produção de colagénio diminui, provocando o afinamento da pele, o que leva a linhas e rugas. É possível estimular a produção de colagénio comendo alimentos ricos em aminoácidos e optando por produtos de cuidado da pele que contenham vitamina C.
O especialista em cuidados de pele Dr Perricone diz: “O fornecimento de colagénio é vital para a elasticidade da pele, mantendo-a tonificada, forte e flexível. Como sabemos, o colagénio é uma fibra proteica insolúvel que é o constituinte primário no tecido conjuntivo (pele e tendões) e no osso. Esta proteína é também encontrada como matriz de suporte nas artérias. Fios de colagénio saudável normalmente deslizam uns sobre os outros, o que mantém a pele elástica”.

Esfoliar
Ok, é um estiramento. MAS, no entanto, a esfoliação essencial e regular (com ácidos de frutas ou um esfoliante) é o caminho certo para uma tez mais brilhante e macia. Facialista das estrelas (estamos a olhar para si, Meghan Markle), Sarah Chapman, diz: “Permite-lhe dar à sua pele uma limpeza realmente profunda e remover a camada de células mortas da pele que bloqueiam os seus poros”.

Genes
Com a investigação a mostrar que até 60% do envelhecimento da nossa pele pode dever-se ao nosso ADN herdado, há agora uma série de novas empresas de cuidados da pele que utilizam amostras de saliva para prescrever um plano de tratamento específico para si.

Inflamação
Também conhecida como ‘dermatite’, terá acontecido consigo em algum momento. Comichão depois de utilizar um novo produto ? Pele ruborizada ? Manchas na pele depois de um grande fim-de-semana? Queimaduras solares? Todas estas são variações de inflamação e podem acelerar o processo de envelhecimento. Confuso, porém, pode ser uma coisa boa, uma vez que o pós-tratamento (laser ou peeling, por exemplo) desencadeia o processo de cicatrização e renovação da pele. Seja como for, vai querer neutralizar com um produto restaurador. Procure ingredientes calmantes e anti-inflamatórios como calêndula, camomila e chá verde ou produtos que ofereçam alívio de vermelhidões ou calmantes.

Juventude
Não há fonte. Ou máquina do tempo (ainda). MAS com tantos produtos brilhantes, muitos disponíveis por menos do que o seu almoço, é possível para todos nós carregar no botão ‘pausa’ nos sinais de envelhecimento. Já não se trata de ‘anti-envelhecimento’, mas de cuidar da pele que temos, e tirar o melhor partido dela. Esse SPF diário pode parecer um passo longe demais, mas manterá as rugas à distância. E essas vitaminas e antioxidantes manterão os níveis de colagénio elevados. Uma pele protegida e bem cuidada é uma pele saudável, e uma pele saudável é uma pele feliz, qualquer que seja a sua idade.

Linhas e Rugas
Rugas notadas à volta dos olhos e linhas de franzido quando não se está a franzir o sobrolho?
Graças aos danos ambientais, aos nossos estilos de vida agitados e ao abrandamento da produção de colagénio, estes sinais de envelhecimento acabam por ser inevitáveis, mas facilmente retardados. A prevenção é melhor do que a cura, portanto opte por menos cocktails da variedade vodka, experimente esta receita: menos sol, SPF diário, uma dieta rica em anti-oxidantes, H2O (muito), uma limpeza completa, e um lindo hidratante, um aumento de colagénio para a pele.

Microagulhamento Vs Dermoabrasão
A primeira coisa a saber – NÃO são a mesma coisa. De todo. Mas ambos trabalham sobre o princípio de chocar a sua pele para o modo de recuperação. As máquinas de Dermoabrasão detonam cristais minúsculos sobre a pele para polir a superfície. Causa um ‘trauma’ suave (em troca, encorajando o aparecimento de pele fresca e bonita), mas é melhor evitar se tiver pele sensível. Microagulhamento é onde um rolo coberto por pequenas agulhas é trabalhado sobre a pele, criando punções minúsculos, forçando o modo de recuperação a fazer efeito. Isto também permite que os cuidados com a pele se desloquem mais para dentro da pele. Teresa Tarmey jura por isso nos seus procedimentos: “É óptimo para o rejuvenescimento da pele, estimulando a produção de colagénio de uma forma que não se pode obter de outros tratamentos e produtos”.

Natural, Orgânico ou Vegan?
Chamar natural a um produto biológico é como chamar vegan a um vegetariano – um GRANDE não-não. Então, qual é a diferença? Em resumo… ‘Natural’ significa que os ingredientes não são sintéticos. ‘Orgânico’ significa que o material que contém é cultivado organicamente (algo pode ser natural, mas não orgânico). Vegan’ significa que nenhum dos ingredientes é derivado de produtos ou subprodutos animais. A ideia de subprodutos animais na sua pele pode parecer super grosseira, mas inclui cera de abelhas e lanolina (retirada da lã). Finalmente, “sem crueldade” significa que não tem havido testes com animais no processo de produção.

Óleos
Usar óleo sobre pele oleosa pode parecer uma ideia louca, mas, confie em nós, não é realmente uma ideia louca. “As pessoas tendem a ter medo de usar óleos, pois pensam que isso fará com que a sua pele se rompa, mas com os óleos apropriados misturados correctamente, podem realmente ajudar a reequilibrar a produção de sebo”, diz Annee de Mamiel, uma facialista holística. Por outras palavras, a adição de óleo à mistura pode realmente retardar a produção de sebo (o material gorduroso que sai desses poros), levando a uma tez mais equilibrada.

Pontos Negros
Estas marcas pesadas, imparáveis e negras não são na realidade manchas, mas sim poros entupidos. O sebo (óleo) e as células mortas da pele nos poros oxidam, dando a cor escura dos pontos negros. “A poluição ambiental, especialmente quando se vive na cidade, pode ser a principal causa”, diz a especialista em cuidados de pele, Teresa Tarmey. Esfoliar regularmente a pele para manter os pontos negros à distância. “A minha forma favorita de os tratar é com um retinol suave”, diz Tarmey. “Mantém afastado qualquer coisa que bloqueie o poro”.

Pré/ProBióticos
Há anos que sabemos equilibrar as ‘boas bactérias’ no nosso intestino (com as empresas de iogurte a fazer os seus milhões no processo), mas sabia que também há as mesmas coisas na nossa pele? Conhecida como o ‘microbioma’ (ou ‘microflora’) é uma camada de microrganismos minúsculos que vivem invisivelmente sobre nós, protegendo e equilibrando o que está por baixo. Os probióticos ajudam a fortalecer o microbioma, enquanto que os prebióticos ajudam a alimentá-lo. E uma nova era de produtos de beleza contendo este material de superciência promete acalmar a sensibilidade, fortalecer a pele e manter o microbioma feliz.

Raios UVA/UVB
O SOL! Pode alegrar o seu dia mas é uma má notícia para a sua pele (desculpem, fãs do bronzeado). Estar fora diariamente – mesmo em tempo nublado e cinzento – significa UVA (raios de alcance profundo, fazendo danos invisíveis ao envelhecimento das células por baixo) e a exposição UVB (raios superficiais, queimados pelo sol) está a ter o seu preço na sua pele. O especialista em cuidados da pele, Dr Perricone, diz: “Para além do risco de cancro da pele, a radiação UV (seja do sol ou de um leito de bronzeamento) pode penetrar e alterar a estrutura das células da pele e também causar o seguinte: perda de elasticidade da pele; pele mais fina e translúcida; rugas e pele seca, áspera e com pele de couro; capilares partidos no rosto; sardas; manchas de fígado no rosto, costas das mãos, braços, peito e parte superior das costas”. A resposta é simples: um FPS (Factor de Proteção Solar) diário. Quer se trate de um protector solar facial ou mesmo apenas na sua maquilhagem ou cuidados de pele, eles ajudam a evitar que os raios penetrem.

Retinol
Também conhecido como Vitamina A, o retinol é uma das melhores formas de combater as linhas finas e as rugas que se esgueiram sobre si na casa dos 30 anos, promovendo a renovação da pele e a produção de colagénio. Pode também ajudar na pigmentação e textura irregulares (aqueles poros irritantes). No entanto, pode também ser bastante agressivo causando irritação e sensibilidade ao sol, pelo que entre na sua rotina de forma lenta e nunca se esquive do FPS.

Seruns
A via rápida para o tratamento da pele, os seruns são o produto de base dos profissionais de beleza, substituindo o creme de confiança. Porquê? “A hidratação não é essencial, a menos que se tenha uma pele verdadeiramente seca”, diz a clínica facialista, Kate Kerr. “Na verdade, pode fazer com que o nosso processo natural de hidratação se torne adormecido”. Os seruns – contendo muitos ingredientes activos e que poupam a pele – podem dar-lhe toda a hidratação de que necessita, com fórmulas mais finas, que atingem camadas mais profundas da pele.

Sumos, Pó e Shots
Uma forma fácil de dar à sua pele um impulso diário, é começar todos os dias com um sumo de fruta ou legumes frescos. As bagas são embaladas com antioxidantes, enquanto as frutas cítricas são embaladas com vitamina C, o que retarda o processo de envelhecimento da pele. Uma nova geração de sumos, pós, shots e suplementos irá alimentar o seu corpo, e portanto a sua pele. Procure produtos com pré e probióticos, vitaminas de reforço de colagénio, e propriedades anti-oxidantes.

Tratamentos e Faciais
“Os tratamentos faciais regulares são tão importantes como ir ao ginásio, é manter o corpo ao seu nível óptimo”, diz Michelle Peck, facialista da Intraceuticals para clientes incluindo Madonna, e Jennifer Lopez. E, oh, as possibilidades! Há limpeza profunda, lasers, pigmentação com jacto, luzes (IPL -Luz Intensa Pulsada – super calmante, por exemplo) e massagens de elevação (ajuda à drenagem linfática). Se não conseguir chegar às termas, trate de si própria, todas as noites, com um tratamento em casa. Massage com os cremes à medida que os aplica, com muitos pequenos movimentos circulares. É uma forma fácil de estimular a circulação, ajudando a remover impurezas e a gerar pele radiante e saudável.

Vitaminas
Todos sabemos que as vitaminas são boas para nós, certo? Bom. Mas, aplicadas topicamente, as vitaminas (ou antioxidantes) bloqueam os radicais livres nocivos para a pele. Usar Vitamina E para defender e reparar a pele. A vitamina C (por vezes aparece como ácido ascórbico) é uma potente fonte de energia para alegrar a pele e aumentar a produção de colagénio. E a Vitamina A é a vitamina activa no retinol que funciona em linhas e rugas. Procure-os em seruns e cremes e agradeça-nos mais tarde.
Além disso, aumente a sua ingestão de vitaminas com muita fruta e vegetais frescos, bem como um suplemento diário de multi-vitaminas (embora isto não deva substituir uma dieta saudável). Beverley England, do National Education Manager for Origins, diz: “Sabemos há algum tempo que as vitaminas afectam a pele. A falta de vitaminas pode tornar a pele sem vida, manchada, seca, ou oleosa”.

ZZZ’s
Não se chama “sono de beleza” por nada, pessoal. O Dr Perricone (dermatologista) concorda, explicando: “É durante as horas de sono que as nossas células rejuvenescem, reparando os danos do dia anterior. É um dos segredos anti-envelhecimento mais bem guardados: uma boa noite de sono”. Alimente a sua pele com cremes e seruns embalados de bondade antes da hora de dormir para ajudar à reparação nocturna.

Fonte : https://www.glamourmagazine.co.uk/

Preferências de Privacidade
Quando visita o site areabio.pt e de forma a permitir prestar-lhe um melhor serviço, são gravados alguns cookies de sessão. Bloqueá-los poderá ter impacto sobre a sua experiência e/ou sobre a qualidade dos serviços que prestamos.